Oração e escuta, e ao mesmo tempo, criatividade e olhar para o futuro, são características da «Jornada dos Jovens». O encontro de jovens católicos do Bornéu indonésio serviu para preparar Madrid
Oração e escuta, e ao mesmo tempo, criatividade e olhar para o futuro, são características da «Jornada dos Jovens». O encontro de jovens católicos do Bornéu indonésio serviu para preparar MadridMais de 700 jovens encheram o liceu católico de São Pedro Canísio, em Palangkaraya, para escutar, orar e falar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá lugar em Madrid, de 16 a 21 de agosto. Os jovens reafirmam que pretendem ser protagonistas do seu futuro, com entusiasmo e vontade de contribuir para o desenvolvimento social e moral do país. Segundo Joko Sunaryo, sacerdote coordenador da pastoral juvenil da diocese de Palangkaraya, os jovens do Bornéu estão prontos para ir a Madrid, em agosto próximo, para viver a JMJ.

Graças à solidariedade de jovens de outras nações, um pequeno grupo conseguirá fazer a viagem para a Europa e encontrar-se com o Papa, partilhando uma experiência inesquecível com jovens de todo o mundo. Criatividade foi a palavra de ordem da Jornada dos Jovens, encontro preparatório para Madrid. Os jovens devem ser criativos porque deles depende o futuro do país. Na história da Indonésia, os jovens tiveram um papel importante, desde os tempos de Budi Utomo – antes da Filosofia – o primeiro movimento nacionalista indonésio de 1908, passando pelo movimento Juramento dos Jovens, em 1928, até ao movimento independentista de 1945. Nos tempos mais recentes, animaram o impulso reformista de 1998.

actualmente, a Indonésia é uma nação jovem que aposta muito nos jovens. E a Igreja católica está na primeira linha, ao reconhecer que as jovens gerações são um bem precioso para a nação e para a Igreja. a comunidade cristã está atenta ao seu crescimento emotivo, intelectual e espiritual, convencida como está que contribui para o bem comum de todo o país. Segundo o padre Joko Sunaryo, os jovens indonésios estão a tomar consciência desta responsabilidade, como acontece na diocese de Palangkaraya. Estão empenhados em dar o melhor deles mesmos para construir uma sociedade e uma nação melhores.