Em Monte Santo, cidade de 50 mil habitantes, a 352 quilómetros de Salvador, na região do Nordeste Baiano, missionários e missionárias da Consolata promoveram mais uma Missão Jovem
Em Monte Santo, cidade de 50 mil habitantes, a 352 quilómetros de Salvador, na região do Nordeste Baiano, missionários e missionárias da Consolata promoveram mais uma Missão JovemMais de 40 jovens vindos de Salvador, Feira de Santana, Jaguarari e Monte Santo, paróquias sob os cuidados dos missionários da Consolata, participaram numa experiência de evangelização. a actividade decorreu entre 27 de Junho e 2 de Julho, com jovens que já tinham participado na Páscoa Jovem, outra iniciativa missionária.como dizia João Paulo II, a Igreja será jovem, se os jovens se tornarem Igreja. Esta missão jovem teve como finalidade a evangelização da juventude, numa demonstração de quanto a Igreja se preocupa e olha com carinho para a juventude brasileira. Evangelizada e organizada, a juventude garante a continuidade na transmissão da fé. Os jovens de hoje estão abertos a crer e a praticar a fé: buscam um sentido para as próprias vidas e, em Cristo, encontram um porto seguro para o seu caminhar. a Igreja ajuda-os a alcançar este objectivo, oferecendo-lhes os desafios da missão.
No primeiro dia após a chegada, os jovens partiram de manhã cedo em peregrinação à capela da Santa Cruz, no pico do Monte Santo. a caminhada teve momentos de reflexões bíblicas e orações. após a celebração eucarística, presidida pelo missionário etíope Tamrat Markos, houve um momento de formação sobre a realidade da missão em Monte Santo. a palestra foi orientada pelos missionários quenianos Stanley Muriuki e James Mwaura, este ainda seminarista, e pelas irmãs aurora e Escolástica.

Depois de receberem o envio missionário para as comunidades, os jovens partiram entusiasmados pelas palavras de São Paulo: ai de mim se não evangelizar. Dirigiram-se em missão para 10 comunidades da zona rural. aí trabalharam com jovens e crianças, fizeram visitas missionárias às casas de idosos, doentes e necessitados, e ajudaram nas celebrações litúrgicas.

a estada nas comunidades terminou a 1 de Julho. Regressaram a Monte Santo e, no Centro de Mandacaru, realizaram uma noite cultural, que contou com a apresentação de tradições populares, como o casamento na roça, danças e desfiles. antes de terminar a Missão Jovem, tiveram oportunidade de avaliar as actividades realizadas e partilhar experiências da missão. animados pelas palavras do Evangelho: Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho, partiram com emoção, cheios de alegria e ânimo para continuarem a Missão Jovem nas suas próprias paróquias.