«Em Setembro de 2008, quando nesta mesma Igreja assumi a reitoria do Santuário de Fátima, estava bem longe de imaginar que passado este tempo, aqui estivesse nestas circunstâncias»
«Em Setembro de 2008, quando nesta mesma Igreja assumi a reitoria do Santuário de Fátima, estava bem longe de imaginar que passado este tempo, aqui estivesse nestas circunstâncias»Quero exercer o ministério na Igreja com a alegria proveniente da gloriosa ressurreição de Cristo e com a humildade e espírito de entrega e serviço provenientes da sua paixão, afirmou Virgílio antunes, ordenado bispo esta tarde. Nas primeiras palavras que dirigiu o prelado explicou a escolha do seu lema episcopal: anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus.

a partir da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, o eleito bispo de Coimbra diz que o seu múnus se irá reger por este lema, o que significa, também, que a linguagem da cruz, que hoje se procura calar e esconder, continua a ser o grande sinal do amor de Deus pelo seu povo em todas as situações de consolação e de sofrimento. Mas significa também que o anúncio evangelizador precisa de continuar a fazer-se aos quatro ventos, com uma linguagem nova e acessível, mas sempre centrada no acontecimento fundante da nossa fé, o mistério pascal de Jesus Cristo.

Centenas de pessoas quiseram estar presentes e participar na ordenação de Virgílio antunes, a primeira que acontece na igreja da Santíssima Trindade. O recém-ordenado bispo reafirmou a sua comunhão com a Igreja de Cristo e a disponibilidade para cooperar com ela na realização da sua missão de sacramento de salvação universal. ao Papa Bento XVI manifesto a grande alegria que me confere a graça de poder colaborar com ele, de forma mais próxima, na tarefa de servir a missão de Cristo Pastor, disse.

À diocese de Coimbra frisou a sua disponibilidade para ir ao vosso encontro com a confiança e a esperança fundadas em Cristo que me chamou e me envia. Recordou ainda os 25 anos de serviço à diocese de Leiria-Fátima e manifestou-se muito grato por todas as possibilidades que me proporcionou. O prelado saudou particularmente a sua paróquia, São Mamede, e os seus conterrâneos, bem como o Santuário de Fátima, referindo que, nesta instituição foram muito bons os anos aqui passados e que foi generosa e amiga a vossa colaboração e ajuda.

a última palavra reservou-a para os beatos Francisco e Jacinta Marto, a quem peço poderosa intercessão junto de Deus, e a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a quem consagro a totalidade da minha vida e o ministério episcopal que recebi. Consagrando-se a Nossa Senhora, expressou o desejo que esta pedra azul, pequenina e discreta, que figura nas minhas insígnias, signifique a tua presença materna aos pés da cruz de Cristo e de todas as minhas cruzes.