amazónia brasileira está a ser vítima de uma técnica nova e discreta de desflorestação clandestina, com herbicidas a serem lançados de avião sobre as árvores
amazónia brasileira está a ser vítima de uma técnica nova e discreta de desflorestação clandestina, com herbicidas a serem lançados de avião sobre as árvoresOs agro-químicos já destruíram 178 hectares, no sul da cidade de Canutama, no estado do amazonas, segundo o Instituto do ambiente e dos Recursos Naturais brasileiro, citado pela imprensa local. a 27 de Junho, foram descobertas quase quatro toneladas de químicos, que estavam escondidas no meio da floresta. De acordo com o mesmo instituto, refere a agência Lusa, o método de desflorestação ilegal com herbicidas é ainda pouco usado, ao contrário do corte e fogo posto. Os produtos tóxicos matam rapidamente as árvores e contaminam os solos, lençóis freáticos, animais e pessoas que vivem na região. Uma vez mortas, as árvores são cortadas e o terreno utilizado para pasto.

a desflorestação é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental da amazónia. a desflorestação já removeu cerca de 20 por cento da floresta original. além disso, extensas áreas abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e por exploração madeireira predatória. a desflorestação da amazónia passou de 10 por cento, em 1990, atingindo 17 por cento em 2005. Entre 1990 e 2006, a área desmatada anualmente mantinha-se elevada. Em média, a área desmatada subiu de 16 mil quilómetros quadrados, na década de 1990, e para 20 mil quilómetros quadrados entre 2000 e 2006. a maior desflorestação registada na amazónia ocorreu em 1995 com 29,1 mil quilómetros quadrados destruídos.

as florestas amazónicas são queimadas com a finalidade de criar, de forma rápida, pastagens para suportar a indústria da carne. Principalmente para a produção de carne enlatada, como acontece com a Mc Donald”s. a pressão é exercida, igualmente, pela necessidade de aplicar novas técnicas agrícolas para o aumento da produção, por exemplo, com a rotação de culturas. O corte e abate de árvores com motosserras e outros processos são utilizados para comercializar madeiras tropicais valiosas, como a madeira dura tropical, vendida aos países mais ricos. as florestas estão a ser substituídas por barragens hidroeléctricas para fornecimento de energia. O rápido crescimento populacional dos países tropicais leva a uma constante pressão no sentido de ser permitido às populações estenderem-se para áreas marginais. O crescimento populacional leva assim à necessidade de se criarem novas habitações, obrigando à destruição das florestas tropicais. Entre outros, estes são factores que contribuem para o enfraquecimento do pulmão da humanidade, a floresta amazónica.