Virgílio antunes escolheu como lema episcopal «anunciamos Cristo e Cristo crucificado, sabedoria de Deus», expressão bí­blica atribuí­da a São Paulo
Virgílio antunes escolheu como lema episcopal «anunciamos Cristo e Cristo crucificado, sabedoria de Deus», expressão bí­blica atribuí­da a São PauloSerá a primeira vez que um bispo será sagrado na igreja da Santíssima Trindade. Virgílio antunes, reitor do Santuário de Fátima durante dois anos e meio será ordenado prelado nesta tarde de 3 de Julho. Preside à ordenação o bispo da diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto, que terá como prelados consagrantes o actual administrador apostólico de Coimbra, albino Cleto, e o bispo de Viana do Castelo, anacleto Oliveira, natural da diocese de Leiria-Fátima. a entrada solene de Virgílio antunes na diocese de Coimbra está marcada para 10 de Julho, às 16h30, na Sé Nova.

Isto de ser bispo na Igreja nos tempos presentes, naturalmente, também tem uma componente grande de cruz, afirmou Virgílio antunes, à agência Lusa a propósito da sua ordenação episcopal. O novo prelado salienta que há um conjunto de respostas que é preciso dar, de clarividência que é preciso haver num tempo em que as comunidades cristãs já foram mais vivas. Daí que, embora tenha a noção do que é a vida de um bispo, leva algumas dúvidas e apreensões na bagagem.

Virgílio antunes, nomeado por Bento XVI a 28 de abril, refere-se particularmente ao receio de não ser capaz de corresponder com a acção pastoral, com o trabalho, com a actividade, àquilo que são as expectativas daquela igreja. Penso que tem umas expectativas muito elevadas e quer crescer e que espera do bispo muito, disse.

a pastoral vocacional é prioridade, já que se aponta para um número de sacerdotes reduzido para a dimensão da diocese. apesar da situação, que exige muito trabalho, Virgílio antunes revela esperança no futuro: a diocese de Coimbra já está a desenvolver uma pastoral vocacional e tem um conjunto de seminaristas e sacerdotes novos, salientou.