Primeiro-ministro guineense, com representantes do sector privado, da sociedade civil e da comunidade internacional apresentam plano de combate à pobreza
Primeiro-ministro guineense, com representantes do sector privado, da sociedade civil e da comunidade internacional apresentam plano de combate à pobrezaTerça-feira, 5 de Julho, o governo guineense irá aprovar o segundo Documento de Estratégia Nacional de Redução à Pobreza (DENaRP). a notícia foi comunicada à imprensa, pelo Ministério da Economia. No encontro, presidido pelo primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, participam também representantes do sector privado, sociedade civil e da comunidade internacional, refere a agência Lusa.

O primeiro DENaRP vigorou de 2006 a 2008 e o DENaRP da segunda geração deverá ter uma duração de cinco anos, entre 2011 e 2015. O principal objectivo do DENaRP II é reduzir a pobreza nas suas múltiplas dimensões, para criar mais oportunidades de rendimento, de emprego e melhorar o acesso aos serviços públicos básicos de qualidade num Estado de direito reforçado, refere o Ministério da Economia da Guiné-Bissau no comunicado hoje divulgado.

a redução da insegurança alimentar, da mortalidade infantil, juvenil e materna, a eliminação da desigualdade estrutural entre homens e mulheres são outros dos objectivos preconizados pelo documento. Dele fazem parte ainda o aumento anual do crescimento económico, o acesso à água potável e o fornecimento de electricidade ao país.