«Vinde a Mim todos vós que vos afadigais e andais sobrecarregados e eu vos aliviarei», reza a Igreja no refrão do salmo responsorial, repetindo o convite do Senhor Jesus
«Vinde a Mim todos vós que vos afadigais e andais sobrecarregados e eu vos aliviarei», reza a Igreja no refrão do salmo responsorial, repetindo o convite do Senhor JesusBendito sejais, ó Pai, senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado – diz Jesus no evangelho do 14º domingo comum. É uma revelação divina que não se aprende nas escolas normais de nenhuma civilização. Hoje, quanto mais alto se está na escala da visão humana, maior é considerada a dignidade do indivíduo. Por isso mesmo, se recorre a um nome que antes significava algo bem diferente: hoje quem arrasta as massas são os ídolos – da economia, do desporto, da canção, do cinema, da política. No entanto, o Senhor Jesus agradece ao Pai o facto de Ele se revelar aos pequeninos. a palavra grega usada no evangelho significa os que ainda não são capazes de falar. Não há dúvida que existe uma sabedoria original que tem um acerto maior com a verdade do que o que, nós adultos, vemos e sentimos.

O tempo ensina-nos muita coisa, mas parece que temos a tendência de complicar até mesmo coisas às vezes muito simples. Que o digam os que querem perceber a sério o enredo das leis e da maior parte das coisas que emitem os governos ou os labirintos do mundo da finança. Os pequeninos, por si sós, não percebem muitas coisas que os adultos julgam entender. Têm de confiar na sabedoria do Espírito de Deus que habita nos seus corações. Qual é o adulto que entende melhor o que significa a palavra mãe do que o bebé que está nos braços de sua própria mãe? O ensinamento de Jesus, que faz eco a tantos outros ensinamentos semelhantes da Bíblia, diz-nos que devemos procurar imitar a sua simplicidade e a sua pequenez, sem por isso nos tornarmos parvos. Recomenda Ele: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

Quantas vezes, ao sentirmo-nos sobrecarregados de problemas complicados, procuramos alívio nas altas esferas da sociedade!? É natural que procuremos alívio para as nossas penas e dificuldades onde podemos. Um exemplo claro do pequenino, que administrava somas ingentes para os trabalhos que lhe confiaram os seus superiores foi o nosso beato José allamano. Dizia ele: Nunca perdi um minuto de sono por causa das situações financeiras difíceis em que me encontrei. O seu segredo era uma confiança ilimitada no contributo do Senhor para a solução dos seus problemas. Muita sabedoria encontrei eu num provérbio inglês, quando os meus superiores me mandaram para a américa estudar teologia, sem saber uma palavra de inglês: Do your best, and God will do the rest, que significa: Faz o que podes e Deus fará o resto. Em linguagem evangélica, traduz-se: Vinde a mim e achareis alívio para as vossas almas.