Nações Unidas estão preocupadas com a «deterioração avançada» da crise humanitária na Somália, provocada pela seca, pela instabilidade do país e pela escalada do preço dos alimentos
Nações Unidas estão preocupadas com a «deterioração avançada» da crise humanitária na Somália, provocada pela seca, pela instabilidade do país e pela escalada do preço dos alimentosO coordenador humanitário da ONU, na Somália, Mark Bowden, está preocupado com o número de mortes naquele país. Mas a situação poderá agravar-se ainda mais, se a ONU não actuar com celeridade e de maneira efectiva”, alertou Mark Bowden, numa conferência de imprensa, para pedir maior ajuda internacional para aquele país africano, refere a agência Lusa. O coordenador humanitário fez referência ao alarmante índice de subnutrição da Somália, “o mais elevado do Corno de África e que afecta gravemente cerca de 30 por cento da população infantil. São muitas as necessidades humanitárias no país, que não conta com os recursos financeiros necessários.

O responsável das Nações Unidas na Somália sublinhou que a subida de mais de 270 por cento do preço dos alimentos, em 2010, é uma das causas primordiais da crise. a Somália não tem um governo efectivo desde 1991. Quando então foi deposto o ditador Siad Barre, o país passou a ser controlado por grupos conhecidos como senhores da guerra e clãs locais, além das milícias islâmicas, situação que dificulta o controlo da situação humanitária. O alerta sobre a situação da Somália foi dado, depois do Organismo dos assuntos Humanitários da ONU ter dito que os países do Corno de África (Etiópia, Somália, Quénia, Uganda e Djibuti) enfrentam a pior seca dos últimos 60 anos. actualmente, dez milhões de pessoas estão a ser afectadas e a sofrer as consequências dai derivadas.