Milhares de cidadãos da República Democrática do Congo apostam na agricultura urbana. a produção de fruta e legumes, alimentos muito caros nas cidades, é 122 por cento mais elevada do que era há cinco anos
Milhares de cidadãos da República Democrática do Congo apostam na agricultura urbana. a produção de fruta e legumes, alimentos muito caros nas cidades, é 122 por cento mais elevada do que era há cinco anos a demanda de legumes e o elevado preço deste género alimentar nas cidades congolesas, que pode chegar aos quatro dólares (2,7 euros) o quilo, incentivaram inúmeros desempregados, incluindo profissionais formados, a lançarem-se na agricultura. Pelas ruas de Kinshasa, capital, a maioria dos espaços verdes são explorados, revela a agência Irin. actualmente, segundo dados das Nações Unidas, a produção urbana de frutas e legumes representa 122 por cento do que era há cinco anos atrás.

Os produtores de legumes de cinco grandes cidades congolesas contam com o apoio da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, no âmbito de um programa de horticultura urbana. O programa veio responder ao êxodo rural em massa que seguiu cinco anos de conflito na zona este da RD Congo. actualmente ajuda os agricultores urbanos a produzir 330 mil toneladas de legumes, por ano, e dá emprego a 16 mil pessoas.