Em Hama, no centro do país, mais de meio milhão de manifestantes saíram à rua, para exigir liberdade. Militantes sírios afirmam que se tratou da «maior manifestação», desde o início do movimento de contestação ao regime
Em Hama, no centro do país, mais de meio milhão de manifestantes saíram à rua, para exigir liberdade. Militantes sírios afirmam que se tratou da «maior manifestação», desde o início do movimento de contestação ao regimeas forças de segurança reprimiram com violência as manifestações realizadas em todo o país, no primeiro dia de Julho, que mataram seis pessoas, deixando pelo menos 12 feridos. a diplomacia americana já alertou que o “tempo urge” para o governo. Embora mais pequenas, manifestações semelhantes, tiveram lugar, simultaneamente, em várias outras cidades sírias. a cidade de Hama está situada a 210 quilómetros a norte de Damasco. Segundo a agência Lusa, o presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami abdel-Rahmane, afirmou que se tratou da maior manifestação desde o início da Revolução, na Síria, a 15 de Março.

Contactado telefonicamente, um dos manifestantes disse que manifestantes “vindos de todos os bairros estavam reunidos na Praça al-assi”, tradicional ponto de encontro daqueles que protestam contra o regime. a manifestação estende-se por mais de um quilómetro, indicou.
Na conversa telefónica, podiam ouvir-se palavras de ordem contra o regime de Bachar al-assad, pedindo liberdade. Em Homs, a cerca de 160 quilómetros a norte da capital, mais de 100 mil pessoas participaram nas manifestações em vários bairros, segundo um militante dos direitos humanos.

Segundo o dirigente da organização nacional egípcia dos Direitos Humanos, ammar Qorabi, três dos manifestantes foram mortos pelas forças de segurança. Por outro lado, a televisão estatal difundiu imagens de manifestações de apoio ao presidente em alepo, no norte, e Soueida, no sul. Tanques do exército penetraram no bairro de Baba amr, declarou o chefe do Observatório sírio dos Direitos Humanos, Rami abdel-Rahmane. Outro militante referiu a chegada de tanques do exército nas imediações do bairro de Bab Sebaa.como sempre tem acontecido, os militantes sírios pela democracia convocaram, através do Facebook, esta jornada de manifestações, baptizada Fora!, uma clara mensagem dirigida ao presidente Bashar al-assad.