Resistiu ao terramoto de 1755. a igreja do Menino Jesus abre portas, excepcionalmente, por ocasião do seu 300º aniversário
Resistiu ao terramoto de 1755. a igreja do Menino Jesus abre portas, excepcionalmente, por ocasião do seu 300º aniversárioEsta é uma oportunidade para um regresso ao passado. a igreja vai estar aberta entre sábado (dia 2 de Julho) e na segunda-feira (dia 4 de Julho) entre as 10h30 e as 19h, encerrando à hora do almoço entre as 13h e as 14h. Estão previstas visitas guiadas no domingo, 3 de Julho, às 15h, e na segunda-feira, às 18h. E para celebrar os 300 anos será celebrada Eucaristia às 11h30, na segunda-feira, 4 de Julho.

Não há ninguém para tomar conta da igreja e com as tentativas de roubo às igrejas, já não podem estar abertas sem vigilância. Mas esta é uma oportunidade para entrar por uma porta para um mundo que desapareceu, comentou Fernando Jorge, à Lusa. Este cidadão associou-se à Junta de Freguesia de Santiago, a outros voluntários e a uma congregação religiosa para possibilitar a abertura das portas habitualmente fechadas deste monumento nacional, que resistiu ao terramoto de 1755.

a igreja está localizada no Largo do Menino Deus, na encosta nascente da Colina do Castelo. Foi uma das raras que escapou intacta ao terramoto de 1755. De arquitectura barroca e a sua concepção está atribuída ao arquitecto real João antunes, autor da igreja de Santa Engrácia em Lisboa.