Portugal regista níveis de abandono precoce de educação e formação muito acima dos valores registados nos países da União Europeia
Portugal regista níveis de abandono precoce de educação e formação muito acima dos valores registados nos países da União EuropeiaOs dados são do Observatório das desigualdades e revelam que esta tendência se verifica mais junto da população masculina. No ano passado, 32. 7 por cento dos homens e 24. 6 por cento das mulheres, com idade entre os 18 e os 24 anos havia abandonado a escola tendo frequentado o terceiro ciclo do ensino básico.

Em Portugal continental, a região do Norte é a que registava para este indicador piores resultados: 30. 9 por cento na taxa de abandono. Nas regiões autónomas dos açores e da Madeira o valor é ainda mais negativo: 45. 2 por cento e 37. 3 por cento, respectivamente. a Região autónoma dos açores é a que apresenta uma maior diferença entre a taxa de abandono precoce de educação e formação masculina e feminina: a primeira é superior à segunda em 21. 3 pontos percentuais, adianta o Observatório.

a taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal diminuiu 16. 2 por cento entre 1999 e 2010. ainda assim, o valor deste indicador em Portugal continua a assumir uma expressão bastante elevada comparativamente aos níveis verificados na UE-27 (União Europeia a 27) e UE-15 (União Europeia a 15 países), indica o relatório. Em 2010, a taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal era, respectivamente 14. 6 e 13. 2 pontos percentuais superior à registada em termos médios nesses países.