Nações Unidas estão preocupas com a “persistência do crime organizado e narcotráfico” na Guiné-Bissau. é necessário maior esforço das autoridades guineenses para julgar os responsáveis destes crimes e assassinatos políticos
Nações Unidas estão preocupas com a “persistência do crime organizado e narcotráfico” na Guiné-Bissau. é necessário maior esforço das autoridades guineenses para julgar os responsáveis destes crimes e assassinatos políticosO Conselho de Segurança da ONU divulgou, em Nova Iorque, uma declaração onde são afirmados os progressos ao nível da estabilidade interna, do diálogo político e das reformas económicas na Guiné-Bissau. a declaração, lida pelo presidente em exercício do Conselho de Segurança, o diplomata gabonês Nelson Messone, sublinha a necessidade de maiores esforços das autoridades para criar um clima conducente ao controlo civil das forças de segurança, em particular das Forças armadas”, e avançar na reforma do aparelho de segurança, refere a agência Lusa. Os membros do Conselho apelam em particular aos oficiais seniores das Forças armadas guineenses para obedecerem ao controlo civil e às autoridades para avançarem com a reforma do sector de segurança dentro dos prazos previstos, reforçando o controlo sobre a instituição militar.

Os membros do Conselho permanecem preocupados com a persistência do crime internacional organizado, incluindo tráfico de droga, que ameaça a Guiné-Bissau e a região, refere a declaração lida pelo representante permanente do Gabão. Os 15 membros do Conselho, entre os quais Portugal e Brasil, deixam um apelo ao governo guineense para que os responsáveis por actos criminosos, tais como assassínios políticos e tráfico de droga sejam julgados com total respeito pelos procedimentos legais legítimos. a declaração das Nações Unidas salienta ainda que o problema do narcotráfico exige também a partilha de responsabilidade pelos países de trânsito, origem e destino das drogas.