Bento XVI entregou as distinções correspondentes à primeira edição do Prémio Ratzinger, ou «Nobel» da Teologia, destinado a distinguir estudiosos desta área
Bento XVI entregou as distinções correspondentes à primeira edição do Prémio Ratzinger, ou «Nobel» da Teologia, destinado a distinguir estudiosos desta áreaOs três vencedores são o padre espanhol Olegario González de Cardedal, o monge alemão Maximilian Heim e o leigo italiano Manlio Simonetti. Foram escolhidos especialistas na área da patrística (estudo dos primeiros séculos da Igreja Católica) e da teologia dogmática e fundamental. Manlio Simonetti, de 85 anos, é especialista em literatura cristã antiga e patrística; Olegario González de Cardedal, 77 anos, é professor de dogmática na Universidade de Salamanca; Maximilian Heim, professor de 50 anos, ensina teologia fundamental e dogmática, centrado no ensinamento de Joseph Ratzinger, o actual Papa.

a razão experimental é hoje amplamente apontada como a única forma de racionalidade declarada científica. E tudo o que não pode ser cientificamente verificado nem falsificado exclui-se do âmbito científico, assinalou o Papa, durante a entrega do prémio. Ora, o Pontífice recorda que foram realizadas obras grandiosas, tendo em conta o princípio da racionalidade e ninguém o põe seriamente em dúvida. No entanto, existe um limite para tal uso da razão, porque Deus não é um objecto de experimentação humana.

a ciência não é talvez o contrário da fé? Não cessa a fé de ser fé quando se torna ciência? E não cessa a ciência de ser ciência quando é ordenada ou até mesmo subordinada à fé? Estas questões impelem à análise e, à primeira vista, apresentam-se sem solução. Isto explica porque é que na idade moderna a teologia em vastos âmbitos se tenha retirado primariamente para o campo da história para manifestar aqui a sua seria cientificidade, frisou o Santo Padre. Mas se a teologia se retira totalmente no passado, deixa hoje a fé às escuras, alertou.

O Prémio é um projecto da fundação criada pelo Vaticano e por Bento XVI (Joseph Ratzinger), com o dinheiro recebido pelos direitos de autor dos livros escritos pelo Papa alemão. a fundação procura ainda dar a conhecer e promover o estudo da Teologia, inspirada pelo pensamento de Joseph Ratzinger. a teologia não deve ser relegada ao passado, é um desafio que implica, também, humildade, afiançou.