São 18 as equipas masculinas e três femininas as que irão disputar a grande final do torneio nacional de Futebol de rua, de 8 a 10 de Julho, em aveiro
São 18 as equipas masculinas e três femininas as que irão disputar a grande final do torneio nacional de Futebol de rua, de 8 a 10 de Julho, em aveiroVários participantes nos campeonatos já foram contratados por equipas de futebol portuguesas. O exemplo mais recente é o de Bebé, que representou Portugal no Mundial de rua de 2009 e, na última época, assinou pelo Manchester United, depois de passar pelo Estrela da amadora e pelo Vitória de Guimarães. Isso é o princípio para eles conseguirem mudar um pouco de vida, explicou aos jornalistas, Luís Sousa.

O projecto da CaIS (associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos) é de desporto inclusivo, ou seja, através do futebol, procura mediatizar as questões sociais e gerar imagens positivas de grupos habitualmente estigmatizados. Desde o dia em que chegam e quando partem há uma mudança nos participantes, com um ganhar de competências pessoais e sociais a juntar àquelas que já tinham, afirmou o coordenador do projecto de futebol de rua.

Gonçalo Santos salienta que estas pessoas só precisam de uma oportunidade pois têm potencial e capital humano. as pessoas que participam neste projecto estão numa situação de fragilidade social, mas têm um imenso capital humano e imensas potencialidades que podem ser exploradas e que as podem levar a reintegrar o mercado de trabalho.

Esta final vai servir para escolher os 12 melhores jogadores que irão representar Portugal no campeonato do mundo, que terá lugar em Paris, em agosto, após um estágio que também deverá decorrer em aveiro. Uma das novidades será a realização, pela primeira vez, de um torneio feminino com três equipas (duas do Seixal e uma de Bragança).