anúncio foi feito em Dresden, na alemanha, depois do final dos trabalhos da 23º sessão do Conselho de coordenação internacional do programa «O homem e a biosfera»
anúncio foi feito em Dresden, na alemanha, depois do final dos trabalhos da 23º sessão do Conselho de coordenação internacional do programa «O homem e a biosfera»O arquipélago das Berlengas, ao largo de Peniche detém um novo estatuto, o de Reserva Mundial da Biosfera. Trata-se de um justo reconhecimento do enorme potencial e valor do património natural do arquipélago das Berlengas, e que, em simultâneo, aumenta as responsabilidades de quem usufrui deste território singular, afirmou à agência Lusa, o presidente da Câmara de Peniche, antónio José Correia. O anúncio foi feito em Dresden, na alemanha, após a finalização dos trabalhos da 23a sessão do Conselho de coordenação internacional do programa O homem e a biosfera (MaB) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ao qual a Câmara de Peniche concorreu em 2009. a UNESCO destaca as Berlengas pela fauna e a flora daquele arquipélago, sito a 20 quilómetros da costa de Portugal Continental, ao largo de Peniche.com este prémio fica determinada a necessidade de se proteger e conservar a ilha grande da Berlenga e de a tornar auto-sustentável, nomeadamente no que respeita ao abastecimento de energia e ao tratamento de águas residuais.

O concelho de Santana, na Madeira, é reconhecida pela organização devido à riqueza da fauna e da flora, que incorpora um elevado grau endémico e uma representação integral das unidades ecológicas da ilha. a UNESCO sublinha a importância dos ecossistemas marinhos e da floresta Laurissilva, apesar da actividade turística e da agricultura dominante.com a classificação de Santana e das Berlengas, Portugal passa a ter, sete reservas da biosfera, três das quais no arquipélago dos açores. São elas as ilhas do Corvo, Graciosa e Flores, além da Reserva Natural de Paul de Boquilobo e do Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurês. Conheça as reservas do mundo.