Mosteiro de São Martinho de Tibães, na arquidiocese de Braga, realiza em Julho, um mês dedicado a São Bento
Mosteiro de São Martinho de Tibães, na arquidiocese de Braga, realiza em Julho, um mês dedicado a São BentoO Mês de São Bento contempla oito actividades culturais e religiosas que visam evocar a memória e actualidade de um dos santos da Europa, festejado liturgicamente a 11 de Julho. a iniciativa resulta de uma parceria com a paróquia de Mire de Tibães e a Direcção Regional de Cultura do Norte. Os eventos têm entrada livre e gratuita, excepto o jantar do dia 10 de Julho, para o qual é necessária inscrição (25 euros). as diferentes actividades variam entre cinema, concertos de música sacra e celebrações. São Bento de Núrsia (480-547) foi um monge italiano, fundador da Ordem dos Beneditinos. Foi o criador também da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica existentes e inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Foi designado santo padroeiro da Europa e um grande intercessor pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos. É festejado liturgicamente a 11 de Julho.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa está classificado, desde 1944, como imóvel de interesse público e protegido por uma zona especial de protecção. Fundado em finais do século X, inícios do XI, foi reconstruído no último terço do século XI, transformando-se, com o apoio real e a concessão de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal.com o Movimento da Reforma e o fim da crise religiosa dos séculos XIV a XVI, o Mosteiro de São Martinho de Tibães assiste à fundação da Congregação de São Bento de Portugal e do Brasil, torna-se Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas e estéticas.

Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1833-1834, é encerrado e os seus bens, móveis e imóveis, começados a vender em hasta pública, processo que só terminará em 1864 com a compra do próprio edifício conventual. adquirido pelo Estado Português em 1986, logo se iniciou um projecto de recuperação . actualmente dispõe de serviços pedagógicos e culturais, além de poder ser um local a descobrir. Conheça o programa para este mês de Julho e o mosteiro.