Refeições custam entre zero cêntimos e um euro. a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, inaugura hoje um «restaurante social» para «servir os pobres com dignidade», cobrando-lhes por cada refeição apenas o que possam pagar, até ao máximo de um euro por refeição
Refeições custam entre zero cêntimos e um euro. a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, inaugura hoje um «restaurante social» para «servir os pobres com dignidade», cobrando-lhes por cada refeição apenas o que possam pagar, até ao máximo de um euro por refeiçãoO padre Constantino Alves disse à agência Lusa que este é um caminho para libertar os pobres da pobreza. O sacerdote explica a sua ideia: Dar refeições só contribui para alimentar o ciclo da pobreza. É preciso dignificar os pobres, afastá-los do estigma dos restaurantes para pobres e responsabilizar as pessoas pela sua própria sobrevivência. O restaurante social vem substituir o serviço de distribuição de excedentes dos restaurantes, que funcionou durante dois anos e meio e que entregou cerca de 60 mil refeições a famílias carenciadas do concelho.

a partir de agora as famílias carenciadas têm ao seu dispor, entre as 19,30 e as 20,30 horas, refeições completas por um preço que varia, de acordo com a situação económica de cada agregado: a situação das famílias é avaliada e calcula-se o que podem pagar, que pode ir de zero cêntimos a um euro, explicou Constantino Alves. No espaço do restaurante há lugar para 60 pessoas, mas os clientes podem levar as refeições para casa. O responsável referiu ainda outra mais-valia do projecto. Todas as pessoas que o desejarem, e não apenas as pessoas pobres, podem usufruir deste serviço. Para isso basta que paguem o que puderem pagar.

as refeições são asseguradas por uma empresa, ao preço de dois euros. a paróquia conta, para já, com os donativos feitos à Igreja e com a ajuda de 66 voluntários. Num futuro próximo espera o estabelecimento de parcerias com outras instituições. a inauguração do espaço aconteceu ontem, 29 de Junho, na igreja de Nossa Senhora da Conceição na presença do bispo Gilberto Canavarro dos Reis e da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira. Seguiu-se um jantar, onde cada um, mesmo convidado, pagou o que pôde pagar.