Secretário-geral das Nações Unidas está preocupado com o aumento da violência no afeganistão. “é cada vez mais complicado” garantir a segurança dos membros da ONU, devido ao aumento da violência no país
Secretário-geral das Nações Unidas está preocupado com o aumento da violência no afeganistão. “é cada vez mais complicado” garantir a segurança dos membros da ONU, devido ao aumento da violência no paísNos últimos três meses, o número de incidentes violentos no afeganistão aumentou 51 por cento, face ao mesmo período do ano passado. a agência Lusa refere dados do último relatório do Conselho de Segurança da ONU, que contabiliza 2950 mortos. a maioria dos incidentes consistiu em confrontos armados e em detonações de engenhos explosivos improvisados. Os atentados suicidas aumentaram consideravelmente a partir de Março deste ano, referiu Ban Ki-moon.

O diplomata da ONU alertou igualmente para o aumento de sequestros e assassínios de civis afegãos e especificou que a maior parte dos incidentes ocorreu na cidade de Kandahar e arredores. Confrontado com a realidade dos números, o secretário-geral da ONU admitiu que a segurança para as Nações Unidas no afeganistão é cada vez mais complicada e que, por isso, é um assunto que gera muita preocupação.

No final de Junho, várias crianças foram mortas num ataque de foguetes, na aldeia Tobra Kash, perto de Kunduz. Esta província, da região norte, tem assistido a uma onda de ataques dos talibãs, nos últimos meses. Talibãs que continuam a classificar as estatísticas da ONU como mera “propaganda”, contra o Emirado Islâmico do afeganistão”, e exigem que apresente provas das suas afirmações.