Bento XVI celebra o 60º aniversario de sua ordenação sacerdotal, nesta quarta-feira, 29 de Junho, solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo
Bento XVI celebra o 60º aniversario de sua ordenação sacerdotal, nesta quarta-feira, 29 de Junho, solenidade dos apóstolos São Pedro e São PauloJoseph Ratzinger considerou a sua ordenação sacerdotal, aos 24 anos, como o momento mais importante de minha vida. Do relato da sua vida, nas Lembranças 1927-1977, o então cardeal recordou com simplicidade o dia da ordenação.
Éramos mais de 40 candidatos, quando fomos chamados respondemos adsum, aqui estou’. Era um esplêndido dia de verão, que é inesquecível, como o momento mais importante da minha vida, escreveu. No momento no que o ancião arcebispo (cardeal Faulhaber) impôs suas mãos sobre mim, um passarinho -talvez uma cotovia – se elevou do altar maior da catedral e entoou um pequeno canto alegre, que foi para mim como se uma voz do alto me dissesse: você está bem assim, você está no caminho certo, recoda nas páginas do livro. alguns desses excertos são hoje publicados pelo jornal vaticano L’Osservatore Romano.
Durante a missa comemorativa dos 60 anos de ordenação presbiteral, o Bento XVI impôs o pálio a 40 arcebispos metropolitanos, entre os quais sete brasileiros. O pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição, símbolo do laço particular que une os arcebispos metropolitanos ao sucessor de Pedro.
O Papa recebeu a homenagem de 60 artistas de todo o mundo. a mostra, promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura, estará patente até 5 de Setembro. O próprio Papa inaugurará a mostra, no dia 4 de Julho, ocasião em que receberá pessoalmente as homenagens dos artistas e dirigirá aos mesmos o seu discurso.