é uma vitória para os indígenas do país sul-americano, que depois de 41 dias de resistência contra o projecto mineiro Santa ana, no sul, conseguiram a sua anulação
é uma vitória para os indígenas do país sul-americano, que depois de 41 dias de resistência contra o projecto mineiro Santa ana, no sul, conseguiram a sua anulaçãoOutra conquista das comunidades foi o estabelecimento de uma moratória de concessões mineiras na região. Ficou ainda determinado que a consulta das comunidades é condição obrigatória no âmbito de operações extractivistas. Um decreto governamental torna prioritária a limpeza do rio Ramis, contaminado por substâncias tóxicas usadas na mineração informal, adianta a agência adital.

Os conflitos em torno da exploração de minérios na região persistem há vários anos. a Coordenadora andina de Organizações Indígenas responsabiliza o governo: Porque os governos nunca recorreram ao diálogo para resolver as demandas. Quando o fizeram, instalaram mesas com representantes sem poder de decisão e os acordos nunca se cumpriram. Porque os governos no Peru, desde sempre, só sabem responder às demandas e protestos populares com balas.