Quase 99 por cento são cidadãos da Colômbia, país vizinho que também regista uma das maiores taxas de refugiados internos. a maioria dos refugiados fogem da violência de um conflito interno que dura há décadas
Quase 99 por cento são cidadãos da Colômbia, país vizinho que também regista uma das maiores taxas de refugiados internos. a maioria dos refugiados fogem da violência de um conflito interno que dura há décadasO Equador é o país que recebe mais refugiados da américa Latina, indica a agência ansa, citando dados do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Das 54. 575 pessoas às quais concedeu asilo, 98,4 por cento são de origem colombiana e 0,44 por cento de origem cubana. até Maio de 2011, concedeu 631 asilos; 99 por cento para cidadãos colombianos. 2009 foi o ano em que entraram mais emigrantes no país, com mais de 26 mil pedidos de asilo aceites.

O governo desenvolveu o Sistema de Registo ampliado na fronteira com a Colômbia. O programa permite registar os refugiados e dar-lhes segurança e serviços, de forma a melhorar as suas condições de vida. Os colombianos fogem da violência do conflito armado, que perdura há quatro décadas no país. O Brasil é outro país de destino dos migrantes colombianos.