José Graziano da Silva, 61 anos, foi eleito neste domingo, 26 de Junho, novo director-geral do organismo das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação. Tomará posse a 1 de Janeiro de 2012, sucedendo ao senegalês Jacques Diouf
José Graziano da Silva, 61 anos, foi eleito neste domingo, 26 de Junho, novo director-geral do organismo das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação. Tomará posse a 1 de Janeiro de 2012, sucedendo ao senegalês Jacques DioufCom o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel angel Moratinos como opositor nas eleições para a direcção do organismo das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação (FaO), Graziano da Silva foi eleito, em Roma, durante a 37a Conferência da FaO. a votação foi muito disputada, tendo o candidato brasileiro vencido, no segundo turno, com 92 dos 191 votos, contando com o apoio dos países não-alinhados, em especial das nações do continente africano. O novo director-geral da agência especializada no combate à fome no mundo sucederá ao senegalês Jacques Diouf, no cargo desde 1994, e tomará posse a 1 de Janeiro de 2012. Será a primeira vez que um latino-americano presidirá a instituição.

após o anúncio da sua eleição, o novo director, que ocupará o cargo nos próximos quatro anos, apontou a necessidade de alcançar consensos e acordos para evitar problemas internos que impediram à FaO de avançar mais rápido na luta contra a fome”. Visivelmente emocionado, Graziano da Silva afirmou que o resultado da votação “foi um exercício democrático”. além de agradecer às diferentes autoridades e países-membros, ressaltou a generosidade dos 77 países não-alinhados, “que se juntaram para apoiá-lo nos instantes finais”.

O novo director-geral dedicou-se, desde 1977, a questões relacionadas com o desenvolvimento rural e à luta contra a fome. Em 2001, coordenou a criação do programa Fome Zero, no Brasil, que o levou a ser nomeado, em 2003, pelo então presidente, Lula da Silva, ministro extraordinário para a Segurança alimentar e a Luta contra a Fome.com um programa de cinco anos, conseguiu tirar dessa situação 24 milhões de pessoas, além de reduzir em 25 por cento a desnutrição no Brasil. Em Março de 2006 foi nomeado representante regional da FaO para a américa Latina e Caribe e subdirector-geral da organização.

a vitória do candidato brasileiro reflecte o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconómicas em curso em nosso país, afirmou a presidente Dilma Rousseff, comentando a vitória do seu candidato. E reconhece o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. a presidente destaca que a erradicação da pobreza é uma meta possível de ser atingida e defende o fortalecimento das relações multilaterais como meio de aprofundar a solidariedade e a cooperação entre os povos.