Pierangelo Sequeri disse apreciar o Santuário de Fátima «muito para além do mistério que representa» onde se encontra uma «boa devoção» e uma «boa liturgia»
Pierangelo Sequeri disse apreciar o Santuário de Fátima «muito para além do mistério que representa» onde se encontra uma «boa devoção» e uma «boa liturgia»O mundo contemporâneo pensa que a adoração a Deus é impossível para adultos porque é coisa para crianças e os adultos podem pensar Deus porque já não são crianças. Mas o necessário, defendeu o padre da diocese de Milão e professor de Teologia fundamental consiste em um adulto abandonar-se a Deus. Daí que o nosso verdadeiro problema é: Será que podemos abandonar-nos totalmente a Deus sem perder o sentido da nossa responsabilidade?.

Na manhã do último dia do simpósio teológio-pastoral que juntou em Fátima 420 pessoas, o sacerdote referiu-se a três vias para chegar a Deus. Um desses é a angústia profunda por não conseguir encontrar a estrada para Deus. a segunda via passa por educar a geração anterior para que esta eduque os filhos a não serem tão individualistas e só se preocuparem consigo. Temos de pregar aos seus pais a conversão do coração para que estes pais ensinem os filhos a amarem, salientou. Quando formos bons a amarmo-nos, seremos bons a amar os outros, acrescentou o orador.

a terceira via e mais ambígua é a indiferença. ao predomínio da técnica e do progresso Pierangelo Sequeri contrapõe com a adoração a Deus. Se queres perceber para que a presença de Deus e a adoração são acto mais profundo, pacífico, convidar-te-emos a olhar para o santuário, afirmou.

Maria, cooperadora na mediação
Maria é mediadora, cooperadora na mediação que leva a Deus. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, afirmou o padre João Quelhas. O presbítero de Beja citou o Papa Paulo VI, apresentando Nossa Senhora como modelo do culto, alguém que faz da vida uma oferenda a Deus.

O seu coração vibra no céu intimamente unido a Jesus e também na terra, em uníssono com o coração do filho que vibra na Eucaristia. O sacerdote referiu-se à devoção ao Imaculado Coração de Maria como acolher de forma radical e fazer nossos, os sentimentos de Cristo. José Quelhas lembrou ainda as palavras de Bento XVI em Fátima: Consagramo-nos ao vosso coração materno, para cumprir fielmente a vontade do Pai.