Turistas visitam reserva indígena de forma ilegal e tratam os Índios como animais de um jardim zoológico, denuncia organização de defesa dos Índios. O contacto com estranhos pode ser fatal para tribo local
Turistas visitam reserva indígena de forma ilegal e tratam os Índios como animais de um jardim zoológico, denuncia organização de defesa dos Índios. O contacto com estranhos pode ser fatal para tribo local a Survival pede o fim da circulação numa via que atravessa o território dos índios Jarawa, nas ilhas andamã, na Índia. as autoridades judiciais já tinham ordenado o fecho da estrada em 2002, o que não se verificou. Segundo a organização que actua em defesa dos direitos indígenas, a via é uma forte ameaça para a sobrevivência da comunidade indígena que conta apenas com 365 membros.

a tribo de caçadores entrou em contacto com a sociedade, pela primeira vez, em 1998. Milhares de turistas, nacionais ou de outros países, servem-se da via ilegal para atravessar e visitar o território indígena. a possível transmissão de doenças, contra as quais os índios possuem poucas defesas, pode ser fatal para os Jarawa.

a legislação que deveria proteger a comunidade é violada todos os dias, adverte a Survival, alegando que a reserva indígena é palco de safaris humanos. alguns utilizadores da via ilegal atiram doces às crianças de dentro dos veículos. algumas sofreram acidentes ao tentar apanhar os presentes lançados pelos turistas. as praias paradisíacas das ilhas andamã atraem cada vez mais visitantes.