XXV Jornada Mundial da Juventude começa a 18 de agosto com o Papa a entrar pela Porta de alcalá, em Madrid, acompanhado por um pequeno grupo de jovens. a visita do Papa à capital espanhola prolonga-se até 21
XXV Jornada Mundial da Juventude começa a 18 de agosto com o Papa a entrar pela Porta de alcalá, em Madrid, acompanhado por um pequeno grupo de jovens. a visita do Papa à capital espanhola prolonga-se até 21 a sala de imprensa da Santa Sé tornou público o programa oficial da visita de Bento XVI a Espanha, por ocasião da 25a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Papa partirá para Madrid, às 9,30 de 18 de agosto, do aeroporto de Ciampino, Roma. a chegada está prevista para as 12, seguida da cerimónia de boas-vindas com o primeiro discurso do Papa. Às 19,15, o Pontífice passará a Porta de alcalá, um dos monumentos mais significativos da Madrid, acompanhado por alguns jovens. Em seguida deslocar-se-á para a Praça Cibeles, onde às 19,30 decorrerá a festa do acolhimento.

O segundo dia da visita abrirá com a celebração da missa, em privado, na nunciatura de Madrid, às 7,30. Seguir-se-á a visita de cortesia à família real, 10 horas, no Palácio da Zarzuela. Bento XVI seguirá depois para São Lourenço de El Escorial, situado na comunidade autónoma de Madrid. No convento de El Escorial encontrar-se-á com jovens religiosos, às 11,30 e, meia hora depois, na basílica de São Lourenço, com jovens professores universitários, a quem dirigirá um discurso. Regressará a Madrid para almoçar com uma delegação de jovens no Salão dos Embaixadores da nunciatura apostólica. Às 17,30, receberá a visita do presidente do governo. a via-sacra com os jovens, na praça Cibeles, encerrará o segundo dia da visita.

a 20 de agosto, da parte da manhã, decorrerá a confissão dos jovens nos jardins do Parque do Retiro, seguindo-se a missa com os seminaristas na catedral de almudena. O Papa almoçará com os cardeais de Espanha, os bispos da província de Madrid e seus auxiliares, e o séquito papal, na residência do cardeal Varela Rocco. Bento XVI terá um encontro com as comissões organizadoras da JMJ, às 19, e sucessivamente visitará a Fundação Instituto de São José. Às 20,30 terá lugar a vigília de oração no aeroporto Cuatro Vientos, onde na manhã seguinte, domingo, 21 de agosto, será celebrada a missa de encerramento e a recitação do angelus. Às 18,30, terá lugar a cerimónia de despedida.

antes de partir para Roma, o Papa terá ainda um último encontro com os voluntários que prestaram serviço na JMJ. a chegada a Roma está prevista para as 21,30. Segundo as últimas informações, são esperados em Madrid mais de um milhão de jovens, que poderão duplicar durante o fim-de-semana, nas celebrações da via-sacra, vigília de oração e missa de encerramento da visita.