Água é o grande problema de várias comunidades de Jaguararí­. Os políticos apostam no fornecimento do precioso lí­quido, em tempo de seca, para conquistar os votos dos eleitores
Água é o grande problema de várias comunidades de Jaguararí­. Os políticos apostam no fornecimento do precioso lí­quido, em tempo de seca, para conquistar os votos dos eleitoresJaguararí tem 90 comunidades, ou aldeias, dispersas pelo sertão, num raio de 60 ou 70 quilómetros. as aldeias que se situam junto à cordilheira montanhosa que passa em frente da cidade são bafejadas, pois dispõem de água em abundância para a agricultura e frutas. ao passo, que as aldeias mais distantes da montanha sofrem durante o ano, sobretudo quando escasseiam as chuvas, uma aridez atroz. O missionário da Consolata, Domingos Forte, pároco de Jaguararí, explica o povo aprendeu a viver com esta situação. Descobriu maneiras de fazer face à escassez de água. Por exemplo, extrai alimento para o gado, sobretudo camelos, que resistem melhor à seca.

a Igreja já tentou através de poços resolver este grave problema. Mas a água encontrada é salobra, não podendo ser aproveitada em nenhum uso útil. Seria necessário construir grandes reservatórios para de algum modo resolver a grave situação das populações. Porém se o problema fosse resolvido de uma forma consistente, os políticos perderiam uma arma poderosa que lhes permite captar o voto das populações. Quando a secura aperta, fazem circular os camiões Pipa que distribuem o precioso líquido onde ele escasseia.