Presidente da Cruz Verde Internacional defendeu que se deve “olhar de forma muito séria” para a poluição dos oceanos, para evitar “um enorme desastre mundial”. alexander Likhotal participou, em arcos de Valdevez, na segunda edição do “Concelho de Estado”
Presidente da Cruz Verde Internacional defendeu que se deve “olhar de forma muito séria” para a poluição dos oceanos, para evitar “um enorme desastre mundial”. alexander Likhotal participou, em arcos de Valdevez, na segunda edição do “Concelho de Estado”Durante a Segunda Guerra Mundial muitas armas químicas foram despejadas no mar por ambas as partes do conflito, disse alexander Likhotal. Devemos prevenir-nos. as armas, durante estes 60 anos, estão a enferrujar no fundo do mar. Se estes químicos saem, isso criará um enorme desastre ambiental, afirmou o conferencista em declarações à agência Lusa. Tal eventualidade poderá afectar seriamente a segurança alimentar de uma grande parte dos países do mundo.comparado com isso, a doença da vacas loucas, de que se falou há uns anos, não era nada, sublinhou alexander Likhotal. De seguida apelou para que todos olhem para os oceanos de uma forma muito séria, seja por causa das alterações climáticas, da poluição com químicos ou da grande quantidade de plásticos que também penetra na cadeia alimentar.

alexander Likotal considerou que a cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas e o combate ao aquecimento global não foi um fracasso. E explicou: Diria que trouxe mais do que estávamos à espera, mas menos do que desejávamos. Defendeu que a solução passa, necessariamente, pela mudança de mentalidade de cada ser humano. a maior ameaça ambiental é a nossa mentalidade. a nossa incapacidade de conseguirmos acompanhar o ritmo de mudança do mundo. a organização Cruz Verde Internacional foi fundada em 1992 pelo antigo presidente da União Soviética Mikhail Gorbachov e tem no ambiente uma das suas grandes causas, além das causas da pobreza e segurança.