O Santuário de Fátima lançou o terceiro tomo do quinto volume da Documentação Crí­tica de Fátima. a criação da capelania e a carta pastoral do bispo José Alves Correia da Silva, balizam o tempo deste volume
O Santuário de Fátima lançou o terceiro tomo do quinto volume da Documentação Crí­tica de Fátima. a criação da capelania e a carta pastoral do bispo José Alves Correia da Silva, balizam o tempo deste volumeEste tomo abrange a documentação do segundo semestre de 1929 (1 de Julho a 31 de Dezembro). Inclui 397 documentos, dos quais 83 cartas (entre as quais seis da Irmã Lúcia), 13 documentos oficiais, uma nota ou apontamento, uma fotografia e 299 artigos e correspondências, em publicações periódicas, que representam cerca de 75 por cento do total. Pode ainda encontrar-se um rascunho de um poema do leiriense afonso Lopes Vieira. Há uma reprodução com os diversos faxsimiles.

Nas 680 páginas da obra pode verificar-se que continua a expansão de Fátima pelo mundo, explica o director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima (SESDI). Verifica-se mais um acontecimento significativo, ocorrido no final de 1929: a bênção de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelo Papa Pio XI, para a capela do Pontifício Colégio Português de Roma, assinalou Luciano Cristino na apresentação deste tomo.

a devoção reparadora do Imaculado Coração de Maria (cinco primeiros sábados), vai-se concretizando e divulgando particularmente, à espera da aprovação oficial do bispo de Leiria, que só dez anos depois, se tornará efectiva, afirmou o responsável do SESDI. a tiragem do jornal oficial do Santuário, Voz da Fátima, aumenta e verifica-se um progressivo interesse de revistas especializadas que, através de pequenas notícias ou estudos, junto dos milhares de assinantes, divulgam Fátima, cada vez mais.

Na introdução deste tomo, Zília Osório de Castro refere que a imprensa contribuiu para a devoção a Nossa Senhora dando a conhecer casos extraordinários acontecidos por invocação da Virgem de Fátima. a professora refere a devoção a Nossa Senhora, multiplicada de norte a sul do país, e em particular nas igrejas e capelas de Lisboa. Na igreja da Madalena, de São Paulo e na basílica da Estrela, em Lisboa, as servitas promoveram actos de culto em honra de Nossa Senhora de Fátima, especialmente exposição e reposição do Sagrado Lausperene, escreve.