«Fátima deve ser vista no interior do acontecimento pascal de Cristo e as aparições da Virgem mostram o Cristo que revela Deus trinitário»
«Fátima deve ser vista no interior do acontecimento pascal de Cristo e as aparições da Virgem mostram o Cristo que revela Deus trinitário»Os pastorinhos apresentam três tipos de experiência teologal com Deus. Lúcia tem uma experiência mística de comunhão, Francisco apresenta o seu encanto por Deus e tenta consolar Nosso Senhor e Jacinta desenvolve um amor a Deus, também nos sacrifícios que faz, em nome dos pecadores, assinalou Eloy Bueno. O presbítero da diocese de Burgos centrou a sua intervenção na leitura canónica de Fátima, isto é, na mensagem mariana transmitida por Nossa Senhora aos três videntes.

a partir das Memórias da irmã Lúcia, em particular da leitura das aparições que a vidente faz no ano 2000, para tentar compreender o que de mais actual tem o acontecimento que ela protagonizou, 80 anos depois. E defendeu que Fátima deve ser vista no interior do acontecimento pascal de Cristo e as aparições da Virgem mostram o Cristo que revela Deus trinitário. a partir da aparição a Lúcia em Tuy, o orador lembrou as palavras que condensam a essência da Trindade graça e misericórdia. Eloy Bueno assinalou que a bênção é um elemento permanente na revelação, nas aparições e nas experiências dos pastorinhos. E deixou como tarefa permanente de Fátima mostrar sempre o manancial da alegria da fé cristã.