Cerca de 15 mil crianças pertencem a gangues juvenis de Saltillo. São incorporados no crime organizado, tornando-se uma séria ameaça para a população. O bispo da diocese lançou o alerta
Cerca de 15 mil crianças pertencem a gangues juvenis de Saltillo. São incorporados no crime organizado, tornando-se uma séria ameaça para a população. O bispo da diocese lançou o alertaaté as crianças começam a pegar em armas, denuncia o bispo Vera Lopez, num encontro com a imprensa local, apontando o dedo às organizações do crime, que recrutam menores para as suas fileiras. Durante uma recente marcha da paz, foram tornados públicos os números relativos a este grave flagelo social. Consta que cerca de 70 mil jovens estão organizadas em bandas, dos quais mais ou menos 20 por cento são membros de gangues, isto é, entre 14 e 15 mil jovens foram recrutados pelo mundo da criminalidade organizada.

a imprensa local referiu que, em todo o país, ao menos 23 mil jovens foram recrutados por organizações criminais, de acordo com dados fornecidos pela Comissão Pública de Segurança, da Câmara dos Deputados. É como nos países onde a militarização devido a uma guerra civil chega a tal ponto que as crianças iniciam a pegar em armas, comentou o prelado. Vera Lopez pediu ao presidente mexicano, Felipe Calderon, que mude de estratégia na guerra levada a cabo contra a criminalidade organizada.