Secretário-geral das Nações Unidas alerta para os ?recursos limitados? de que as autoridades guineenses dispõem para combater o narcotráfico na Guiné-Bissau e declara-se ?particularmente preocupado? com o tráfico de droga
Secretário-geral das Nações Unidas alerta para os ?recursos limitados? de que as autoridades guineenses dispõem para combater o narcotráfico na Guiné-Bissau e declara-se ?particularmente preocupado? com o tráfico de drogaapelo aos parceiros da Guiné-Bissau para que aumentem a assistência para monitorizar estas actividades ilegais e contribuir para o fortalecimento de capacidades para lidar com este flagelo de uma maneira eficaz e coordenada, refere Ban Ki-moon no último relatório apresentado ao Conselho de Segurança. as actividades de tráfico de droga na Guiné-Bissau constituem uma ameaça à paz no país. a Guiné-Bissau e outros países da África Ocidental ainda são usados no trânsito de cocaína sul-americana com destino à Europa, embora a região, nos últimos anos, tenha perdido importância enquanto plataforma, refere a agência Lusa.

O relatório do secretário-geral será discutido em Nova Iorque na próxima terça-feira, 28 de Junho, na presença de uma delegação ministerial guineense. ao novo director da Polícia Judiciária guineense, Ban Ki-moon pede que avance no processo de reformas implementado pelo seu antecessor, e que assegure o cumprimento no país do acordo regional para combate ao narcotráfico e crime organizado, assinado em Fevereiro do ano passado. O gabinete anti-narcotráfico da ONU (UNODC) está em conversações com o governo, a pedido do primeiro-ministro, acerca de um plano operacional para combater o narcotráfico e o crime transnacional organizado, para o período 2011-14. até ao final de Junho, refere o relatório, a nova unidade para o crime transnacional (TCU), chefiada pelo director da PJ, deverá estar a operar nas suas novas instalações.