«à crise de Deus só se pode responder com a paixão por Deus», escreveu J. B. Metz, citado pelo bispo de Leiria-Fátima, na abertura do simpósio teológico-pastoral «adorar Deus em Espírito e verdade – adoração como acolhimento e compromisso»
«à crise de Deus só se pode responder com a paixão por Deus», escreveu J. B. Metz, citado pelo bispo de Leiria-Fátima, na abertura do simpósio teológico-pastoral «adorar Deus em Espírito e verdade – adoração como acolhimento e compromisso»O desafio é ajudar a descobrir a beleza, o encanto e o gosto de Deus, no seu amor trinitário universal, que foram dados a conhecer e experimentar, por graça extraordinária, aos pastorinhos e que constituíam o cerne da sua adoração e os abriu à universalidade do amor, afirmou antónio Marto. Este constitui o repto para a transmissão da fé cristã hoje e também para a pastoral e a espiritualidade de Fátima.

a mensagem de Fátima, muito actual, convida a proclamar e a aprofundar o primado de Deus face à cultura pós-moderna. antónio Marto apontou as diversas formas de niilismo, de ateísmo prático, de indiferença religiosa de muitos que vivem como se Deus não existisse, de eclipse cultural do sentido da presença de Deus.

Mas, neste mundo que ofusca e quer fazer desaparecer Deus da sua vida, o homem cai na escravidão da idolatria, dos ídolos fabricados por cada um ou pela cultura dominante que vêm ocupar o lugar próprio de Deus como mostraram os regimes totalitários e como mostram as várias formas de niilismo, hedonismo e relativismo actuais.

É neste tempo que se torna imprescindível o diálogo da fé com a razão como possibilidade de abrir novas vias de acesso de Deus ao coração do homem e de acesso do homem ao coração de Deus, concluiu o prelado. Participam nos trabalhos deste simpósio que decorre até domingo, 26 de Junho, cerca de quatro centenas de pessoas.