Dos 60 mil meninos de rua, perto de um quarto nunca foi à escola. Para um sacerdote, pároco em Kinshasa, a solução está no desenvolvimento e fortalecimento do sistema escolar
Dos 60 mil meninos de rua, perto de um quarto nunca foi à escola. Para um sacerdote, pároco em Kinshasa, a solução está no desenvolvimento e fortalecimento do sistema escolarO governo da República Democrática do Congo lançou um projecto a favor dos meninos da rua. Pretende responder aos graves problemas que eles enfrentam: entre outros, a pobreza extrema, os conflitos, a desnutrição, a malária, a Sida, o abandono, os abusos e o trabalho infantil. Dados oficiais apontam para a existência de cerca de 60 mil meninos de rua. 14 mil vivem na capital, Kinshasa, indica a agência Fides. 74 por cento são meninos e 26 por cento, meninas. Perto de um quarto nunca foi à escola e pouco mais de metade, 64 por cento efectuou os estudos primários.

O sacerdote, Paul augustin Madimba, pároco em Kinshasa, atribui culpas à situação social do país. as famílias vivem em condições instáveis e de grande pobreza. Os pais estão sem trabalho e há falta de solidariedade, revela a mesma fonte. Muitos meninos de rua são vítimas de maus-tratos de parentes próximos. Para o sacerdote, a solução está no combate da pobreza através do desenvolvimento e fortalecimento do sistema escolar.