Já estão abertas as inscrições para o curso de Missiologia. a edição de 2011 decorre de 23 a 27 de agosto, em Fátima. Inscrições terminam a 19 de agosto
Já estão abertas as inscrições para o curso de Missiologia. a edição de 2011 decorre de 23 a 27 de agosto, em Fátima. Inscrições terminam a 19 de agostoÉ um curso que visa a formação e qualificação do cristão, na perspectiva da dimensão evangelizadora e missionária da Igreja. Tem como objectivos apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes, repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério, percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica e apresentar exemplos concretos da praxis missionária actual e preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões.

Este ano corresponde ao 2º ciclo bienal e abordará a temática de São Paulo como modelo de missionário, da evangelização na época moderna, da ligação entre a evangelização e as religiões com o ecumenismo e o diálogo inter-religioso além do estudo do repensamento pós-conciliar da missão. a iniciativa é dos Institutos Missionários ad Gentes (IMaG), com apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP). Decorre nas instalações dos missionários da Consolata, em Fátima.

Entre os docentes encontra-se o bispo auxiliar de Braga, antónio Couto; o superior dos missionários do Verbo Divino, José antunes da Silva, e os professores da Universidade Católica Portuguesa, David Sampaio Barbosa e José Nunes. O curso será ministrado através de conferências, trabalhos de grupo, debates e testemunhos missionários. Inclui também convívio missionário, celebração da Eucaristia e da Liturgia das horas e terço missionário na Capelinha das aparições. O curso tem um blog e pode fazer inscrição on line.