No Soweto, bastião da luta contra o apartheid na África do Sul, a primeira dama norte-americana exortou as jovens mulheres africanas a lutarem pelos seus direitos e a assumirem o controlo do seu destino
No Soweto, bastião da luta contra o apartheid na África do Sul, a primeira dama norte-americana exortou as jovens mulheres africanas a lutarem pelos seus direitos e a assumirem o controlo do seu destinoDiscursando na igreja Regina Mundi, Michelle Obama apresentou o slogan da campanha do seu marido, Yes We Can, como inspiração e motivação para as batalhas que travam ao longo da vida, refere a agência Lusa. O local é um símbolo da luta de muitos activistas, que aí buscavam refúgio quando perseguidos pelo aparelho de segurança do regime de minoria branca. Raça, discriminação, democracia, SID a e desenvolvimento são alguns dos grandes temas que Michelle Obama tem discutido na visita de seis dias que efectua à África do Sul, desde segunda-feira, 20 de Junho.

Michelle Obama expressou o voto que os líderes do movimento pró-direitos cívicos, dos Estados Unidos, e anti-apartheid, da África do Sul, se tornem os grandes exemplos a seguir pelas novas gerações de sul-africanos. É graças a eles que podemos estar hoje aqui reunidos. É graças a eles que aqui estou, perante vós, como primeira dama dos Estados Unidos da américa, afirmou Michelle Obama. Este é o legado da geração da independência, da geração da liberdade. E são vocês, os jovens deste continente, os herdeiros do seu sangue, suor, sacrifícios e amor. Uma forte salva de palmas das milhares de jovens presentes saudou a afirmação da primeira dama norte-americana, que nesta terça-feira, 22 de Junho, se encontrou com o ex-presidente e ícone da luta de libertação Nelson Mandela.

acompanhada das duas filhas e da mãe, Michelle Obama apontou caminhos e desmistificou questões, apelando para que as mulheres de África tenham um papel activo na luta contra a violência, quer social quer doméstica. Vocês podem ser a geração que ponha fim ao HIV/Sida no tempo presente, a geração que combata não só a doença como também o estigma da doença, a geração que ensine ao mundo que o HIV pode ser prevenido e tratado, e não deve ser nunca uma fonte de vergonha, afirmou Michelle Obama. Na igreja de Regina Mundi, no coração do Soweto, Michelle Obama foi apresentada às jovens sul-africanas pela mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a moçambicana Graça Machel.