Em todo o mundo, 1,6 mil milhões de pessoas sofrem com a escassez de água. No Togo, a construção de duas dezenas de poços permite que as populações enfrentem os períodos de seca
Em todo o mundo, 1,6 mil milhões de pessoas sofrem com a escassez de água. No Togo, a construção de duas dezenas de poços permite que as populações enfrentem os períodos de secaNa cidade de Kong, no Togo, missionários e camponeses uniram esforços para construir novos poços e fornecer água potável aos habitantes para que possam fazer frente aos períodos de seca. É uma experiência muito gratificante para eles ver a eficácia de um trabalho bem organizado e para mim é uma grande alegria ver que este ano escavamos 24 poços na estação seca, explica antónio Gutiérrez, citado pela agência missionária Fides. Isto também determina que as mulheres têm um acesso mais fácil à água e podem cultivar hortas perto de casa na estação da seca, acrescenta o missionário salesiano, que apoio o projecto.

Em todo o mundo, 1,6 mil milhões de pessoas sofrem com a escassez deste bem precioso. Esta questão insere-se no sétimo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) para 2015: sustentabilidade ambiental. Os conflitos em torno dos recursos naturais dividem algumas sociedades e a urbanização exige uma gestão equilibrada dos recursos. É necessário adoptar, com urgência, políticas de desenvolvimento sustentável e melhorar o planeamento urbanístico, não só para atingir os ODM, mas também para prevenir conflitos em torno dos recursos naturais e, ainda, para prevenir uma degradação ambiental irreversível, adianta o site da campanha. Especialistas estimam que a falta de água potável será a principal causa de conflitos internacionais no futuro.