Bento XVI convidou os católicos a celebrar a solenidade do Corpo de Deus, esta quinta-feira, 23 de Junho. O Pontífice vai presidir a uma procissão pelas ruas de Roma

Bento XVI convidou os católicos a celebrar a solenidade do Corpo de Deus, esta quinta-feira, 23 de Junho. O Pontífice vai presidir a uma procissão pelas ruas de Roma

Que esta solenidade inflame em nós o respeito e o amor pela eucaristia, fonte inexaurível de graça, afirmou em língua polaca, durante a audiência desta quarta-feira. O Pontífice disse esperar que os fiéis se unam a este acto de profunda fé para com a eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade, referindo-e à solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida como Corpo de Deus, começou a ser celebrada em 1246, na cidade de Liége, na actual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264. a procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que onde, a juízo do bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Durante a audiência sob o tema da oração, o Pontífice assinalou dois âmbitos centrais da mesma, visíveis no livro dos Salmos, a súplica e o louvor. Bento XVI disse que os salmos ensinam a rezar, de modo análogo ao que acontece com a criança que aprende a falar, assimilando a língua dos seus pais para poder expressar as suas sensações e emoções.

Composto por cento e cinquenta salmos, com diversas formas literárias, o Saltério [conjunto dos salmos] apresenta-se como uma manifestação das múltiplas experiências humanas que se fazem oração, afirmou o Santo Padre. Nos salmos, a própria Palavra de Deus se torna palavra de oração. Por fim, é com Jesus que os salmos encontram o seu cumprimento definitivo e o seu sentido mais pleno e profundo, concluiu.