Governo da República Democrática do Congo lançou um projecto para recuperar crianças da rua. a causa de abandono de milhares de crianças está na instabilidade social das famílias
Governo da República Democrática do Congo lançou um projecto para recuperar crianças da rua. a causa de abandono de milhares de crianças está na instabilidade social das famíliasapresentado pelo ministro dos assuntos Sociais e da acção Humanitária, Ferdinand Kambere Kalumbi, o projecto visa enfrentar os graves problemas destes jovens: a extrema pobreza, os conflitos, a desnutrição, a malária, o abandono, os maus tratos, as piores formas de trabalho infantil e a SIDa. Segundo o ministro, há cerca de 60 mil crianças da rua, das quais 14 mil só na capital Kinshasa. Mais de 20 por cento nunca frequentou a escola e 64 por cento frequentou a escola primária. Os rapazes são a maioria, 74 por cento.
a principal razão deste fenómeno tem a sua origem na situação social do país. a miséria na qual a população apodrece, lançou muitas famílias na instabilidade total, explica o pároco de Nossa Senhora das Graças, de Kinshasa, Paul augustin Madimba, em declarações ao diário Le Potentiel. Os pais estão desempregados e não sabem como assumir as suas responsabilidades. até a famosa solidariedade africana já não existe. a prova é que muitas crianças da rua são vítimas de maus tratos dos seus próprios familiares e de outros na falta destes. a solução para sair desta situação é combater a pobreza, segundo o sacerdote. É urgente promover o desenvolvimento e potenciar o sistema escolástico.