“famílias inteiras continuam a vaguear errantes sem meta, provadas de assistência humanitária, enquanto os bombardeamentos da aviação sudanesa não param”, declarou a Irmã Cármen, missionária comboniana mexicana, à agência Fides. a religiosa opera na região dos montes Nuba, situados no sul do Kordofan
“famílias inteiras continuam a vaguear errantes sem meta, provadas de assistência humanitária, enquanto os bombardeamentos da aviação sudanesa não param”, declarou a Irmã Cármen, missionária comboniana mexicana, à agência Fides. a religiosa opera na região dos montes Nuba, situados no sul do KordofanOs bombardeamentos entre os exércitos do norte de do Sudão do Sul não param. Estamos preocupadas pelo recomeço dos combates, mas esperamos ainda que a comunidade internacional possa vir socorrer-nos, revela a missionária.
as filmagens por satélite, mandadas realizar pelo actor norte-americano George Clooney, demonstram que foi reforçado o dispositivo militar do exército de Cartum, em Kadugli, capital do sul do Kordofan, uma região ocupada pelas forças do norte. Este reforço militar faz temer uma nova ofensiva de Cartum.
Em abyei, outra área contestada entre o norte e o Sudão do Sul, a situação humanitária também é muito grave. a população ainda se encontra fugida e dispersa fora de abyei. Recebe alguma ajuda esporádica. as chuvas continuam a fustigar incessantemente o território e os deslocados estão sem qualquer protecção, explica Roko Taban Mousa, administrador de Malakal. “as crianças e os anciãos são os mais atingidos por esta dramática situação. Malária e diarreia continuam a fazer vítimas. E acrescenta: Não se vêem melhorias significativas das condições humanitárias. Em abyei, a cidade está ocupada pelo exército de Cartum e a população tem medo de regressar, conclui o prelado.