Investimento global de 50 milhões de euros no projecto chamado Rota das Catedrais, com o objectivo de valorizar, até 2014, as 25 catedrais portuguesas, com um investimento médio de dois milhões de euros por cada monumento
Investimento global de 50 milhões de euros no projecto chamado Rota das Catedrais, com o objectivo de valorizar, até 2014, as 25 catedrais portuguesas, com um investimento médio de dois milhões de euros por cada monumentoEstes monumentos são muito importantes e tanto o Estado como a Igreja entenderam que seria importante valorizá-los e entendê-los como um conjunto coerente, disse à agência Lisa Sandra Costa Saldanha, directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI). O projecto nasceu em 2009 de um acordo assinado entre o ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa. O primeiro objectivo é a valorização desses urbanística sob o ponto de vista da conservação, porque têm muitas carências e muitas necessidades. Já foram assinados nove protocolos, visando as catedrais de Braga, Miranda do Douro, Porto, Sé Velha de Coimbra, Viseu, Faro, Silves, Portalegre e Santarém.

É preciso entendê-los como um todo, criar uma rota, dois ou três têm um folheto ou um guião informativo, mas nenhum outro tem, não há sinalética, não há legendas, não há desdobráveis, não há roteiros, não há coisa nenhuma, explicou Sandra Costa Saldanha. O segundo objectivo é a potenciação cultural destes monumentos. Foi criado um grupo de trabalho para determinar as necessidades de cada Sé, quais as prioridades, como é que se intervém, no que é que se intervém o que é que compete financeiramente a cada parte. Terminado o trabalho, é assinado um segundo protocolo, entre a direcção regional de cultura e a diocese local. Nove destes documentos já foram assinados, que têm a ver com as necessidades de cada Sé.

Grande parte do financiamento do projecto vem de fundos provenientes do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). O projecto só será válido se as catedrais forem potenciadas culturalmente, se as comunidades forem envolvidas e se ao mesmo tempo existirem várias iniciativas e uma programação cultural própria. a Igreja reconhece que estes monumentos têm essa capacidade, mas também o Estado reconhece que eles são antes de mais urbanística religiosos e afectos ao culto católico. a Rota das Catedrais disponibiliza informações sobre o projecto e sobre cada catedral, sejam elas elementos históricos ou simplesmente horários de funcionamento.