Organização de Direitos Humanos pede a Pequim que cancele a visita do presidente do Sudão, Omar al Bashir, reclamado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra ou que o entregue às autoridades
Organização de Direitos Humanos pede a Pequim que cancele a visita do presidente do Sudão, Omar al Bashir, reclamado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra ou que o entregue às autoridades a organização Human Rights Watch afirma que a China tem a oportunidade de mostrar que apoia o povo de África. E acrescenta: Devia fazer o que está correcto e retirar o convite ou prender al Bashir, logo que entre em território chinês, disse Richard Dicker, diretor do departamento de Justiça do grupo de Direitos Humanos. Está previsto que o presidente sudanês visite a China entre 27 e 30 de Junho. Na sua deslocação deverá reunir-se com o seu homólogo chinês Hu Jintao, informa a agência Lusa.

Pequim ofereceu-se para desempenhar um papel positivo na paz e na reconciliação dos conflitos do Sudão com as regiões do Darfur e do Sudão do Sul. a organização de defesa dos Direitos Humanos recorda, em comunicado, que Omar al Bashir é reclamado pela Justiça internacional por crimes contra a humanidade e genocídio. Por essa razão, se a China for em frente com a visita mostrará o seu total desprezo pelas vítimas dos crimes do Darfur.

Países como a República Centro-africana, Quénia, Turquia ou Zâmbia já cancelaram visitas do presidente do Sudão. Por seu lado, a África do Sul ameaçou deter Omar al Bashir se este entrar no seu território, recordou a Human Rights Watch. O Sudão é o segundo parceiro africano da China e um dos principais fornecedores de petróleo a Pequim.