Valor da ajuda alimentar aos mais pobres baixará cerca de 80 por cento. Em 2012, deverá chegar apenas aos 113 milhões de euros
Valor da ajuda alimentar aos mais pobres baixará cerca de 80 por cento. Em 2012, deverá chegar apenas aos 113 milhões de euros a Comissão Europeia explica que a redução dos fundos decorre do facto de a jurisdição europeia ter determinado, em sede de tribunal, que as verbas provêm de reservas públicas europeias e não do orçamento da Política agrícola Comum (PaC), informa a agência Lusa. Na década de 90, com a reforma da PaC, a ajuda alimentar europeia passou a traduzir-se num apoio financeiro, em vez de excedentes agrícolas, correspondente a um por cento do orçamento da política agrícola da União Europeia.

a verba de 500 milhões de euros, atribuída aos Estados-membros, era repartida pelas associações de caridade. Contudo, recentemente, a Justiça europeia deu razão à alemanha, que em abril apresentou uma queixa contra a Comissão Europeia, argumentando que os 500 milhões de euros de ajuda alimentar, provenientes do orçamento da PaC, constituíam uma ajuda financeira puramente social, que em nada tinha a ver com a Política agrícola Comum, com a subsidiação da agricultura.