Centenas de jovens apoiantes do governo atacaram, em Rabat, manifestantes pró-democracia que protestavam contra a reforma constitucional anunciada por Mohammed VI, na passada sexta-feira, 17 de Junho
Centenas de jovens apoiantes do governo atacaram, em Rabat, manifestantes pró-democracia que protestavam contra a reforma constitucional anunciada por Mohammed VI, na passada sexta-feira, 17 de JunhoO Movimento do 20 Fevereiro considera que as reformas propostas pelo rei são insuficientes e superficiais. Na sequência do anúncio da reforma, feito pelo monarca na passada sexta-feira, a organização convocou manifestações de protesto para o passado domingo. Recorde-se que o texto apresentado pelo rei prevê o reforço dos poderes do primeiro-ministro, mantendo o estatuto religioso do monarca e o papel deste como chefe de Estado.

Centenas de jovens apoiantes do governo concentraram-se horas antes do início do protesto no bairro de Taggadum, em Rabat, segundo refere a agência Lusa. Fizeram-se acompanhar de músicos em carrinhas para apelarem ao apoio do rei e do seu projecto constitucional. O grupo atacou com ovos, pedras e garrafas de vidro os activistas pró-democracia quando estes se preparavam para iniciar o seu protesto.

Os incidentes repetiram-se noutras cidades, segundo informaram membros do Movimento 20 de Fevereiro. Enquanto se verifica um crescente descontentamento com o governo e a economia marroquina, o rei continua a ser popular e o seu anúncio de que iria transformar o país numa monarquia constitucional foi bem recebido pela população. as reformas vão ser referendadas a 1 de Julho.