Reacende-se o receio de novos ataques da Coreia do Norte à Coreia do Sul. aliados afirmam estar preparados para enfrentar as mais recentes provocações do governo de Pyongyang
Reacende-se o receio de novos ataques da Coreia do Norte à Coreia do Sul. aliados afirmam estar preparados para enfrentar as mais recentes provocações do governo de PyongyangO alerta vem do comando norte-americano na Coreia do Sul. Mas, segundo a mesma fonte sul-coreanos e norte-americanos estão agora melhor preparados para responder às ameaças. “Embora o regime de Kim [Jong-Il] tenha manifestado a vontade de continuar a prosseguir o seu objectivo, estou convencido de que a aliança entre a Coreia do Sul e os EU a está preparada, declarou o general Walter Sharp, que comanda 28. 500 soldados americanos estacionados na Coreia do Sul.

a nossa estratégia de resposta às provocações e as nossas manobras militares conjuntas são mais fortes que nunca”, acrescentou o responsável no âmbito de um fórum sobre segurança. “No ano passado trabalhámos muito para desenvolver um plano de reacção às provocações que são adaptadas a diferentes tipos de conflitos.

Com muita frequência, a Coreia do Norte torna-se motivo de preocupação internacional, não obstante as sucessivas promessas e acordos. O imprevisível ditador Kim Jong-il lançou um programa nuclear, há mais de 20 anos, e está, há mais de 15, sob a pressão internacional para que ele seja suspenso. a resposta do governo de Pyongyang tem sido sempre de avanços e recuos. acusando o governo norte-coreano de esconder informações sobre o programa nuclear, os aliados vêem com apreeensão o desenvolvimento de armas nucleares por Pyongyang, que representa uma ameaça para a Coreia do Sul e Japão.