No Dia da Igreja Diocesana, o Patriarca celebra a Eucaristia e, na homilia, anuncia mais dois anos à frente da Igreja de Lisboa, apesar de ter pedido a resignação do seu serviço episcopal. é a resposta ao pedido de Bento XVI
No Dia da Igreja Diocesana, o Patriarca celebra a Eucaristia e, na homilia, anuncia mais dois anos à frente da Igreja de Lisboa, apesar de ter pedido a resignação do seu serviço episcopal. é a resposta ao pedido de Bento XVIO pedido de resignação do cardeal patriarca, que canonicamente é feito ao 75 anos, não foi aceite pelo Papa. O Santo Padre Bento XVI já respondeu ao meu pedido de resignação, pedindo-me que prolongue o meu ministério episcopal, na Igreja de Lisboa, por mais dois anos, disse José Policarpo na homilia da Missa celebrada em Penafirme, esta tarde, 19 de Junho. ao celebrar 50 anos de sacerdócio e ao ser-lhe pedido que prolongue o seu serviço, José Policarpo exclama: Tenho sentido, como hoje aqui, a beleza de uma Igreja que é comunhão. E ao sentir que este amor é participação no amor de Deus, a minha acção de graças só pode ser um hino à misericórdia, à bondade do Senhor.

a sua dedicação à Igreja diocesana nesta circunstância, garantiu o cardeal patriarca, será a mesma de há 50 anos. Serei até ao último minuto o bispo que Deus deu à sua Igreja, para a conduzir nos caminhos da comunhão. É maravilhoso experimentar, desde já, este mistério da comunhão divina. Verdadeiramente esta é a nossa fé, é a fé da Igreja.