Várias dezenas de pessoas quiseram participar na festa em honra de Nossa Senhora da Consolata no Cacém. Todos os grupos da família estiveram representados no momento do ofertório
Várias dezenas de pessoas quiseram participar na festa em honra de Nossa Senhora da Consolata no Cacém. Todos os grupos da família estiveram representados no momento do ofertório a procissão com o andor de Nossa Senhora sai, em direcção a um espaço verde e com sombra, onde já está instalado o altar, para a missa campal. Entre as árvores, na Quinta do Castelo, no Cacém, a comunidade mais a sul da Família Missionária da Consolata celebrou a festa da sua padroeira, neste domingo dedicado à Santíssima Trindade.

Foram muitos os que quiseram associar-se a este momento solene que contou com a participação do coral do Zambujal e dos leigos Missionários da Consolata. Os missionários, as missionárias da Consolata e as Mulheres Missionárias da Consolata renovaram o seu compromisso, durante a celebração. Um momento aproveitado para que o missionário Mário Campos, a irmã Graça Lameiro e a irmã Conceição Marques dessem testemunho do seu trabalho na missão, respectivamente, no Brasil, Colômbia e Moçambique.

Sintra é terra de missão, também, afirmou o pároco antónio Ramires que presidiu à Eucaristia festiva. Os missionários da Consolata apoiam a paróquia celebrando em diversas comunidades. Hoje, este amigo dos missionários da Consolata juntou-se à festa cujo lema, das palavras do Evangelho, se encontrava visível junto ao altar: Eis a tua mãe, palavras de Jesus a João, completadas com Eis o teu filho, ditas a Nossa Senhora.

a consolação, elemento tão caro à Família Missionária da Consolata aparece neste episódio. O pároco de Sintra referiu-se ao amor de Jesus que, em agonia, consola sua mãe. ao entregá-la aos cuidados de João está a consolá-la e a nós, salientou antónio Ramires que concelebrou com os padres Barros, Kuzenza, e o diácono João Baptista, que se prepara para partir para o Brasil onde será ordenado sacerdote, a 9 de Julho.

O presidente desta celebração salientou ainda o amor à família como algo que deve estar presente em cada um: à família de sangue, mas também à família missionária e à família que é a própria Igreja. a nossa obediência a Cristo é prioritária, afirmou antónio Ramires. E pediu a Deus que nos dê sabedoria para amar e consolar. Ele nos consola.

O sacerdote recordou as raízes do Santuário da Consolata, em Turim, desde a visão que o rei arduino, teve de Nossa Senhora acompanhada de São Bento e de Maria Madalena. Doente, o rei de Itália acaba por curar-se e ter como missão restaurar o Santuário, que cumpre. as últimas obras que o santuário sofre são já do tempo em que o beato José allamano se encontra como responsável do mesmo.