“Cristãos devem empenhar-se a combater a xenofobia”, escrevem os bispos da África austral por ocasião da celebração do Dia Mundial do Refugiado. é uma “ameaça à comunidade dos seres humanos”
“Cristãos devem empenhar-se a combater a xenofobia”, escrevem os bispos da África austral por ocasião da celebração do Dia Mundial do Refugiado. é uma “ameaça à comunidade dos seres humanos”Na vigília desta importante jornada para os nossos irmãos e irmãs que foram forçados à fuga, a comunidade católica celebra a solenidade da Santíssima Trindade. É uma boa ocasião para reflectir sobre a nossa atitude como comunidade em relação aos refugiados, escreve o bispo Frank Nubuasah, do Botswana. Celebra-se a 20 de Junho a 10a Jornada Mundial do Refugiado, que inicialmente se chamava Jornada do Refugiado africano. É uma jornada que, além de ajudar a tomar consciência da difícil situação dos refugiados e dar a conhecer as injustiças que a comunidade humana inflige aos seus membros, celebra também os contributos positivos dos refugiados e da comunidade de migrantes, escreve o prelado que é também secretário da comissão de refugiados da Conferência Episcopal da África do sul, Botswana e Suazilândia.

O bispo Frank Nubuasah aponta as relações trinitárias como modelo das relações humanas. Na Trindade temos uma comunhão perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo, numa relação de amor entre eles, que operam em comunhão para partilhar o seu amor com o mundo. O vigário apostólico de Francistown, Botswana, acrescenta que se trata de uma comunidade de relações que todas as comunidades humanas deveriam imitar no seu modo de relacionar-se. a partir deste modelo, o bispo interroga as comunidades católicas da África austral sobre o modo como acolhem os refugiados que vivem nos seus países: a relação entre nós e com os refugiados é uma perfeita imitação da comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo?. Os refugiados e os deslocados continuam a sofrer falta de amor e injustiças. Os bispos exortam os cristãos a ajudá-los: Como sequazes de Cristo, pedimos-vos que vos oponhais ao mal da xenofobia que ameaça a comunidade dos seres humanos.