Eurico Carrapatoso diz sentir-se «honrado» com a atribuição do Prémio írvore da Vida – Padre Manuel antunes, mas assinala a «responsabilidade» que o mesmo traz
Eurico Carrapatoso diz sentir-se «honrado» com a atribuição do Prémio írvore da Vida – Padre Manuel antunes, mas assinala a «responsabilidade» que o mesmo trazÉ uma distinção que prezo especialmente, pois consagra, de qualquer forma, a dimensão do insondável que eu sempre desejei, certamente, e seguramente, tentei, inocular naquilo que penso, que invento, que faço e que escrevo, afirmou ao receber o prémio esta tarde, em Fátima. Mas este galardão tem, também, o peso das coisas terríveis.

Eurico Carrapatoso considera que, agora, é grande e pesada a minha missão, responsabilizada agora e mais do que nunca pela volumetria dos mestres que receberam o prémio em anteriores edições. O galardoado considera defende que a sua música parte de ideias simples, de processos técnicos claros. a gramática é transparente.

Na entrega do prémio, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura e Bens Culturais revelou conhecer Carrapatoso, há seis anos, de ouvido, aquando do lançamento de um álbum musical. Na obra de Carrapatoso estamos, realmente todos, não menos criativos por nos levarmos na bagagem, não menos universais por continuarmos portugueses, não menos pioneiros por reconhecermos vozes, entre outra inauditas, afirmou Manuel Clemente.

O também bispo do Porto expressou o desejo que este prémio seja também incentivo, pois as graças agradecem-se. Mas não deixam de se pedir, a quem as dá ou comunica. além do galardão, o vencedor do 7º Prémio arvore da Vida – Padre Manuel antunes (do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Rádio Renascença) recebeu um cheque no valor de 2. 500 euros. O prémio foi entregue no final dos trabalhos da jornada sob o tema O elogio da Fraternidade.