Profissionais da educação e estudantes dos vários níveis de ensino do Chile exigem um maior investimento público no sector. Número de participantes pode chegar aos 100 mil
Profissionais da educação e estudantes dos vários níveis de ensino do Chile exigem um maior investimento público no sector. Número de participantes pode chegar aos 100 milDezenas de milhares de professores e estudantes universitários manifestam-se, há vários dias, pelas ruas de Santiago, capital do Chile, exigindo uma educação pública e de qualidade. Os organizadores indicam que um total de 100 mil pessoas participam nos protestos, enquanto a polícia aponta para 50 mil. através de músicas e slogans reivindicam um aumento da despesa pública com a educação. actualmente, os gastos neste sector representam 4,4 por cento do Produto Interno Bruto, um valor inferior ao sete por cento, recomendado pelas Nações Unidas, avança a agência missionária, Misna.

Inúmeros estudantes do secundário juntaram-se aos protestos que já são considerados como os maiores dos últimos anos e que reúnem todos os actores do sistema educativo. Centenas de escolas foram ocupadas, em particular na capital. Entre outras coisas, os participantes exigem uma educação pública e de qualidade, o fim das especulações no sector educativo e mais democracia nas escolas e universidades. Em 2006, manifestações do género obrigaram a uma reforma do sector educativo.